segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Circuito de Turismo de Tinguá


  


A Estrada Real do Comércio foi calçada em meados do século XIX pelo engenheiro Conrado Jacob de Niemeyer. 


   A estrada pode ser considerada a primeira via aberta e aparelhada no Brasil para o café descer. Grande parte do seu traçado está no Maciço do Tinguá, na Reserva Biológica. 


    Por causa da sua importância, o Maciço foi denominado de Serra do Comércio. 


   Seu calçamento é atribuído à administração do Intendente Geral (Vereador) Francisco José Soares.




HISTORICO DA LINHA: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.
A ESTAÇÃO: A estação do Tinguá, aberta possivelmente com a linha original em 1883, foi desativada em 1964. Ainda está de pé.




A Direita: O entorno atual da estação de Tinguá (à esquerda), nos dias de hoje. Note-se a caixa d'água à direita (Foto Carlos Latuff, 2007).O prédio atual foi, segundo data na fachada em relevo, construído em 1917. "A estação de Tinguá continua de pé, na entrada da reserva florestal do mesmo nome, mas como estava fechada, não sei dizer se alí funciona algo atualmente. Está mal conservada, e aparenta estar abandonada. A caixa d'água que servia as vaporosas é datada de 1944 e nela foram instaladas lâmpadas que iluminam a praça central da localidade" (Carlos Latuff, 2007). O prédio da estação, em mau estado até pelo menos 2007, em 2009 já se apresenta restaurado. O uso continua sendo desconhecido para mim.
(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Julio Cesar da Silva, 2009; Orlando de Barros Barbosa; Carlos Latuff, 2007; IPAHB; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)

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