A Estrada Real do Comércio foi calçada em meados do século XIX pelo engenheiro Conrado Jacob de Niemeyer.
A estrada pode ser considerada a primeira via aberta e aparelhada no Brasil para o café descer. Grande parte do seu traçado está no Maciço do Tinguá, na Reserva Biológica.
Por causa da sua importância, o Maciço foi denominado de Serra do Comércio.
Seu calçamento é atribuído à administração do Intendente Geral (Vereador) Francisco José Soares.
HISTORICO DA LINHA: O ramal do Tinguá foi aberto provavelmente já em 1883, com a linha principal da E. F. Rio D'Ouro. Saía da estação de José Bulhões (Cava) e seguia até a localidade de Tinguá. Passou a transportar passageiros e fechou suas linhas em 1964.
A ESTAÇÃO: A estação do Tinguá, aberta possivelmente com a linha original em 1883, foi desativada em 1964. Ainda está de pé.
(Fontes: Eduardo P. Moreira, 2009; Julio Cesar da Silva, 2009; Orlando de Barros Barbosa; Carlos Latuff, 2007; IPAHB; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980)
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